Mecanismo Independente de Consulta e Investigaço: Relatório anual 2021

Mar 2022
Para o MICI, 2021 foi um ano de grandes e importantes mudanças. Ao nosso contexto geral, marcado por mais um ano da exceço causada pela covid-19 e pelas resultantes dificuldades adicionais na gesto de casos e do conjunto de atividades, se somaram substituiçes em nossa equipe. Com base na avaliaço externa realizada pelo OVE, lançamos um pplano de aço que nos permitirá avançar, nos próximos cincos anos, no fortalecimento do sistema de prestaço de contas do Grupo BID, além dos resultados ambientais e sociais dos projetos que so financiados.

Com relaço aos casos atendidos, o número de novas reclamaçes se normalizou após a queda registrada no primeiro ano de pandemia. Em dois processos de diálogo ativos na fase de Consulta, foram realizados acordos entre as comunidades afetadas, os responsáveis pelos projetos e o BID. E na Fase de Verificaço da Observncia, uma investigaço complexa foi concluída com aspectos inovadores para influenciar ainda mais a sustentabilidade dos projetos do Grupo BID.