Banco Interamericano de Desenvolvimento relatório anual 2009: Resenha do ano

Feb 2010
Este é o primeiro de dois volumes que constituem o relatório anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento. O relatório contém uma descrição das atividades do Banco em 2009 (empréstimos, garantias e operações não reembolsáveis) e, em volume separado, Discussão e Análise da Administração; Capital Ordinário; as demonstrações contábeis do Banco; e os apêndices gerais. Os volumes recordes de desembolsos e aprovações do Banco foram viabilizados pelos esforços feitos para utilizar os valores máximos autorizados ao abrigo do Novo Quadro Creditício para 2009-2012. A composição da carteira de projetos aprovados em 2009 seguiu a tendência dos anos anteriores, com cerca de 15% do volume direcionados para o setor energético, 12,8% para água e saneamento, 10,9% para transportes, 9,4% para mercados de capitais e 8,7% para a reforma e modernização do Estado. A estratégia institucional do Banco visa a tratar das duas principais restrições estruturais à redução da pobreza: a falta de igualdade de oportunidade e a disparidade de crescimento na própria Região e com outras regiões.