Banco Interamericano de Desenvolvimento relatório anual 2008: Resenha do ano

Feb 2009
Este Relatório Anual 2008: Um Ano em Revista contém uma revisão das operações do Banco em 2008, empréstimos, garantias e subsídios, e em um volume separado, a Discussão e Análise da Administração: Capital ordinário; as demonstrações financeiras do Banco; e os apêndices gerais. A resposta do BID aos efeitos da crise financeira, econômica e social global em nossa região foi rápida e segura, pois proporcionou flexibilidade aos mais necessitados (Haiti, por exemplo), para que pudessem fornecer subsídios aos produtores e consumidores cujo crédito tinha desaparecido e cujas famílias estavam em risco. O programa operacional beneficiou-se da aprovação da segunda fase do Plano de Negócios Integrado para o Setor Privado e Operações Sem Garantia Soberana, uma nova estrutura para assistência técnica e três novos fundos temáticos: AquaFund, o Fundo Temático Estratégico de Ajuda ao Comércio e o Fundo de Cooperação para Água e Saneamento, este último uma iniciativa do Governo da Espanha em grande escala, baseada em subsídios. Entre as várias iniciativas que o BID empreendeu em resposta à dimensão exportadora da crise foi uma rápida expansão de seu bem sucedido Programa de Facilitação do Financiamento do Comércio, através do qual o Banco fornece garantias para o financiamento de transações de comércio internacional por instituições regionais de empréstimo comercial.